Como gerenciar um projeto? 5 dicas

Como gerenciar um projeto? 5 dicas

Você sabe como gerenciar um projeto? É provável que muitos gestores tenham o conhecimento teórico, mas muitas vezes, tais conceitos acabam se perdendo na prática. Em linhas gerais, o papel de um gestor de projetos é participar de todo o planejamento, desde a ideia, até a formação da equipe, participando ativamente da execução, do monitoramento e do controle, até a finalização. Entenda melhor como gerenciar um projeto com 5 dicas essenciais.

O que é gestão de projetos?

A gestão de projetos nada mais é do a execução de um grupo de técnicas de gestão e liderança, amparadas por uma série de habilidades, capacidades e expertises, que atuam como diretrizes para que determinado projeto seja bem-sucedido. Neste sentido, a gestão de projetos implica em uma sequência de ações bem planejadas e estruturadas, que exigem do gestor/líder uma visão holística de todos os processos que acarretam em sua conclusão, como
  • Processo de Iniciação,
  • Processo de Planejamento,
  • Processo de Execução
  • Processo de Controle
  • Processo de Encerramento

5 passos para gerenciar um projeto

Podemos, portanto, dividir a gestão de um projeto em 5 passos:
  • Processo de Iniciação

Onde se define o projeto, o planejamento financeiro do contrato, escolha da equipe, atribuição de responsabilidades, cronograma, etc.
  • Processo de Planejamento

Direcionamento da metodologia que será adotada, mapeamento de riscos, estudo aprofundado do escopo. Se trata de um passo fundamental para que o projeto tenha andamento. É o momento de se reunir com todos os envolvidos (clientes, equipes internas e externas) e criar as melhores condições para que todos possam interagir e entrarem em acordo sobre os pontos definidos acerca da execução do projeto.
  • Processo de Execução

Momento de negociações técnicas, envolvendo desde a concepção do produto até sua definição e detalhes.
  • Processo de Controle

Relatórios gerenciais, acompanhamento das tarefas, apontamento de soluções para possíveis problemas, etc.
  • Processo de Encerramento

Checklist de todos os itens definidos no planejamento inicial, conferencia da entrega do projeto, e por fim, uma reunião com todos os membros da equipe para avaliar os pontos fortes e acertos, bem como os pontos fracos e os erros cometidos durante a execução. Precisa de uma sala para suas reuniões, com toda estrutura e privacidade? Conte com a Legal Space Coworking.

Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail o melhor do nosso conteúdo, além de convites exclusivos para webinars, eventos e workshops oferecidos pela Legal Space Coworking.

Imagem perfil

Chame no WhatsApp

Fechar

Olá, gostaria de saber mais a respeito das soluções da Legal Space!