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Como gerenciar um projeto? 5 dicas

Você sabe como gerenciar um projeto? É provável que muitos gestores tenham o conhecimento teórico, mas muitas vezes, tais conceitos acabam se perdendo na prática.

Em linhas gerais, o papel de um gestor de projetos é participar de todo o planejamento, desde a ideia, até a formação da equipe, participando ativamente da execução, do monitoramento e do controle, até a finalização.

Entenda melhor como gerenciar um projeto com 5 dicas essenciais.

O que é gestão de projetos?

A gestão de projetos nada mais é do a execução de um grupo de técnicas de gestão e liderança, amparadas por uma série de habilidades, capacidades e expertises, que atuam como diretrizes para que determinado projeto seja bem-sucedido.

Neste sentido, a gestão de projetos implica em uma sequência de ações bem planejadas e estruturadas, que exigem do gestor/líder uma visão holística de todos os processos que acarretam em sua conclusão, como

  • Processo de Iniciação,
  • Processo de Planejamento,
  • Processo de Execução
  • Processo de Controle
  • Processo de Encerramento

5 passos para gerenciar um projeto

Podemos, portanto, dividir a gestão de um projeto em 5 passos:

  • Processo de Iniciação

Onde se define o projeto, o planejamento financeiro do contrato, escolha da equipe, atribuição de responsabilidades, cronograma, etc.

  • Processo de Planejamento

Direcionamento da metodologia que será adotada, mapeamento de riscos, estudo aprofundado do escopo. Se trata de um passo fundamental para que o projeto tenha andamento. É o momento de se reunir com todos os envolvidos (clientes, equipes internas e externas) e criar as melhores condições para que todos possam interagir e entrarem em acordo sobre os pontos definidos acerca da execução do projeto.

  • Processo de Execução

Momento de negociações técnicas, envolvendo desde a concepção do produto até sua definição e detalhes.

  • Processo de Controle

Relatórios gerenciais, acompanhamento das tarefas, apontamento de soluções para possíveis problemas, etc.

  • Processo de Encerramento

Checklist de todos os itens definidos no planejamento inicial, conferencia da entrega do projeto, e por fim, uma reunião com todos os membros da equipe para avaliar os pontos fortes e acertos, bem como os pontos fracos e os erros cometidos durante a execução.

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