Quem nunca desejou ter o próprio negócio?
Obter sucesso, realização profissional e pessoal são os grandes estímulos para empreendedores que se arriscam a investir tempo e dinheiro numa ideia. Mas para o sonho sair do papel é preciso seguir alguns passos.
A Legal Space separou algumas dicas relevantes para quem quer seguir com a empreitada de fazer uma ideia se tornar um negócio lucrativo:
#1 Prepare seu investimento
Até que o negócio comece a dar lucros é preciso que você tenha um capital disponível para arcar com as suas despesas e se dedicar ao processo de construção de seu negócio.
#2 Pesquise o segmento
Você precisa se certificar ao máximo de que o seu negócio vai dar certo. É claro que todo o negócio tem um risco, mas você precisa saber quem são seus concorrentes, quais são os desafios e oportunidades dessa ideia que você pretende tirar do papel. Uma dica é conversar com diferentes empresários do ramo em que pretende atuar.
#3 Definir e otimizar custos
Quais recursos financeiros você precisa para efetivar o seu negócio? Liste com cuidado todo o material necessário e pense sempre em alternativas para baratear o custo.
Começar um empreendimento não é fácil para ninguém, por isso tome cuidado com os custos fixos. É possível compartilhar espaço? Contratar coworking? Leve tudo isso em consideração sem perder de vistas, é claro, o profissionalismo.
#4 Saiba vender sua ideia
Se você não possui investimentos o suficiente para guinar o seu negócio, é fundamental que busque parcerias. Para isso, você precisa exercitar um discurso de vendas para atrair investidores.
Nada de “encher linguiça”, contar histórias ou fazer rodeios. Vá direto ao ponto e saiba responder com precisão à pergunta: Por que o seu negócio é relevante e lucrativo e como poderá impactar o mercado?
#5 Conheça pessoas
Fazer networking e consolidar uma rede ampla de contatos é imprescindível para quem quer consolidar um negócio. Saiba como usar essa rede e estabelecer conexões e oportunidades.
#6 Planejar é vencer
É preciso ser flexível e adaptar o seu negócio constantemente de acordo com as oportunidades/necessidades do mercado. Ser flexível e adaptável às mudanças não significa abrir mão do planejamento.
Ele é importante para administrar e alocar os recursos disponíveis e também para definir os rumos e objetivos da empresa. Como o seu negócio deve estar daqui a um, dois, três e cinco anos? Sim, para que um negócio dê certo você precisa projetar hoje o que será no futuro, criar condições e os caminhos para atingir tais metas.
Se no decorrer do tempo, você sentir que está distanciando de seus objetivos, analise com cuidado suas ações e interfira imediatamente naquilo que está prejudicando seu negócio. É preciso monitorar com frequência os resultados de suas ações.
#7 Invista em comunicação
Você precisa se comunicar com o seu público. Essa premissa é muito importante, independente do ramo de seu negócio. Um advogado com foco em direito empresarial, por exemplo, precisa “dialogar” com as empresas que são seus clientes em potencial.
Para isso, o primeiro passo é identificar seus públicos, caso seja mais de um. A partir daí, é preciso estabelecer o melhor canal para uma comunicação eficiente e atrativa.
É preciso ter uma página no facebook? Newsletter? Twitter? Blog? Revista? Saiba primeiro onde seu público está para definir qual é o canal mais estratégico para a comunicação acontecer.