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A economia colaborativa é construída em torno de recursos humanos, físicos e intelectuais.
O que é economia colaborativa?
É um modelo atual, com forte tendência no mercado, pois nele inclui criação, produção, distribuição, comercialização e consumo de bens e de serviços por diferentes pessoas e diferentes organizações de maneira compartilhada que pode ou não envolver uma troca monetária.
O mercado da economia colaborativa
De acordo com a consultoria PwC, a economia colaborativa deverá movimentar mundialmente US$ 335 bilhões em 2025.
Ainda que haja ausência de dados locais, existem estimativas de especialistas que indicam que a economia colaborativa tem potencial para contribuir, em médios e longos prazos, mais de 30% do Produto Interno Bruto – PIB do setor de serviços no Brasil.
Na América Latina, por exemplo, o Brasil já é considerado líder no mercado de economia colaborativa.
A título de exemplificação, um estudo realizado pela escola de negócios Business School – IE, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e o Ministério da Economia e Competitividade espanhol, mostra que:
32% das empresas colaborativas foram fundadas no Brasil, número que ultrapassa os 13% da Argentina e do México, respectivamente.
Vale dizer que os principais setores de operação dessas empresas são os de serviços para empresas com 26% o do transporte com 24% e o de aluguel de espaços físicos com 19%.
Exemplos de economias colaborativas
Um recente artigo publicado no site do SEBRAE trata da
“economia colaborativa um movimento de concretização de uma nova percepção de mundo, […] é uma força que impacta a forma como vivemos e, principalmente, como fazemos negócio”.
O texto também remete ao sucesso de empresas que facilitam o compartilhamento e a troca de serviços e objetos como prova de uma adesão à tendência global que ainda está longe de se esgotar, haja vista exemplos como Uber, Airbnb e tantas outras. Observe:
Turismo
Éum serviço que sempre contou com a tradição de empresas, como hotéis, restaurantes, táxis e operadores turísticos ocupando esse “espaço”, agora há um grande número de indivíduos particulares que, por meio de plataformas digitais, propõem compartilhamento temporários a turistas, de acordo com o que cada um possa oferecer; casa, carros etc.
Entretenimento
O Youtube é também um exemplo entretenimento colaborativo. Estima-se que, a cada dez segundos, cerca de cem novos vídeos são adicionados no Youtube. Além do Youtube, outras mídias como Facebook, Linkedin e Instagram carregam o tempo todo, noticiários, vídeos educativos, resenhas e análises de produtos que certamente orientam e ajudam e muitos os seguidores.
Esse é um modelo que permite também que as pessoas em geral possam se comunicar por meio de fotos ou vídeos com amigos e familiares.
Exemplo que vem de fora
Em Londres, Inglaterra. O Supermercado do Povo-The People’s Supermarket, segue a tendência da economia colaborativa ao permitir que as pessoas assumam o papel de membros do supermercado. Nesse modelo, as pessoas tornam-se sócias e oferecem horas de trabalho voluntário, ganhando com isso preços menores e descontos nas compras.
O Supermercado do Povo recentemente implantou o sistema de cartão de fidelidade, no qual as pessoas podem acumular pontos e, posteriormente, revertê-los em recompensas.
Esses são só alguns fenômenos denominados economia colaborativa.
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