logo-legal

Escritório virtual: endereço fiscal para empresas

[yasr_overall_rating]

Você sabia que endereço fiscal virtual se configura em uma das mais fortes tendências do mercado atual?

Importante para que sua empresa atue de forma legal e cumpra um dos requisitos básicos da legislação, o endereço fiscal virtual é mais uma, das inúmeras facilidades que o ambiente coworking possibilita aos empreendedores e empresários em geral.

Conheça a seguir, a importância de um endereço fiscal para abertura de empresa, o que é o endereço fiscal virtual e como contratar este serviço.

Endereço fiscal para abertura de empresa

Uma barreira comum para a abertura de uma empresa muitas vezes, se deve ao fato da necessidade de um endereço fiscal. O alto custo em locar ou mesmo adquirir um imóvel para fins comerciais, surge como um entrave para a consolidação de um novo negócio. Porém, para atuar dentro da lei e suprir esta necessidade com um preço acessível, a solução é contratar o serviço de endereço virtual fiscal.

Trabalhar por conta própria e ver o seu negócio crescer dia após dia, a troco de muito esforço, mexe com a cabeça do brasileiro, como mostra uma pesquisa divulgada pelo SEBRAE.

No Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE).

As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões).

Para a abertura de uma empresa, é necessário estar de acordo com uma série de requisitos burocráticos e um deles é a obrigatoriedade de ter um endereço para comprovar a existência da pessoa jurídica.

O que é endereço fiscal?

O endereço fiscal é um dos pré-requisitos para a abertura da empresa.

Para novas empresas, que não tem condições de alugar um ponto comercial, podem adotar o modelo de escritório virtual, oferecido por uma empresa coworking. Esse serviço supre a necessidade de se ter um endereço comprovado, com um valor incrivelmente acessível.

O escritório virtual será responsável por receber as correspondências da empresa, trazendo para o empresário comodidade e tornando mais simples o processo de separação de pessoa física e jurídica.

Abertura de empresa: as principais dificuldades enfrentadas

Burocracia

A tamanha burocracia faz com que milhares de pessoas desistam de abrir o tão sonhado negócio próprio. Para cada abertura de empresa é necessário a apresentação de documentos, guias, relatórios, cópias e afins, o que pode acabar desmotivando o futuro empreendedor. Mas calma, o mais indicado é contar com ajuda de empresas focadas em ajudar o empresário e tornar o processo menos doloso possível, para isso recorra a contadores, entre outros profissionais.

Alta carga tributária

O Brasil é um dos países que tem uma das taxas de impostos mais elevadas do mundo, por isso antes de abrir uma empresa é necessário se informar sobre os tributos que deverão ser pagos e qual a parcela da renda que será comprometida.

Local

Com o alto preço de aluguel de pontos comerciais, fica cada vez mais difícil encontrar um lugar com um valor que caiba no bolso do empreendedor, isso sem contar com os valores das contas de água, luz, condomínio, IPTU, entre muitas outras, por isso uma opção viável é encontrar empresas de Coworking, que é uma modalidade que vem crescendo muito nos últimos tempos, para se obter um endereço fiscal para abertura de empresa.

Como o coworking pode ajudar?

O coworking é um espaço de trabalho compartilhado com diversas outras empresas ou empreendedores individuais. O ponto chave do coworking é a interação, pelo fato do espaço abrigar empresas e profissionais de diversas áreas é possível conversar e fazer networking com os mais variados seguimentos, ou seja, ampliando o leque de possibilidade de parcerias para sua empresa. Existe também a opção de salas privativas.

“No coworking, você encontra ambientes especialmente pensados para o trabalho autônomo e muito networking com pessoas de diversas áreas.” – Fernando Aguirre, cofundador da Coworking Brasil.

Listaremos a seguir algumas formas do coworking ajudar no crescimento da empresa

Endereço fiscal

Como já dito, um dos grandes empecilhos para a abrir o próprio negócio é a obrigação do endereço fiscal para abertura de empresa. Com o coworking isso não é um problema. O empresário não precisará se preocupar em buscar um local, comprar mesas, cadeiras e outros móveis para a montagem do escritório, pagar contas como condomínio, água, luz e afins, pois o coworking já possui um espaço montado e pensado na necessidade de cada cliente e do seu ramo de atuação.

O endereço fiscal virtual nada mais é do que a solução que faltava para que sua empresa. Você poderá utilizá-lo para registrar a empresa na Junta Comercial, por exemplo, facilitando a obtenção do alvará de funcionamento da empresa, agindo assim, dentro da lei.

Além do valor muito mais baixo, ao não infringir a lei a empresa não é multada, por exemplo, e olha que o valor de uma multa por irregularidades neste sentido é muito maior do que o valor que se investe mensalmente em um endereço fiscal virtual.

Espaço de trabalho

É possível que o empresário escolha entre trabalhar em um ambiente compartilhado ou em uma sala privativa.

No primeiro caso, espaço é pensado no bem estar do cliente, pois conta com mesas e cadeiras de qualidade, um ramal que faz e recebe ligações, internet e muitos outros.

Composta por todos os itens necessários para o empresário realizar o seu trabalho, a sala privativa é perfeita para quem deseja privacidade.

Sala de reunião

Conseguiu agendar uma reunião com aquele cliente importante mas não tem onde fazer?

Opte pelo aluguel de salas de reunião por um curto período de tempo. As salas são equipadas com os itens necessários para sua apresentação e ainda fica bem localizada, próximo de pontos estratégicos, facilitando assim a locomoção do cliente.

Atendimento telefônico

Nem sempre o empresário tem tempo e disposição de ficar atendendo a diversas ligações, afinal, o trabalho precisa ser realizado e sem interrupções

Por isso uma boa opção é a contratação de um escritório virtual, que receberá as correspondências no nome da sua empresa e ainda fará o atendimento telefônico, anotação de recados, alguns ainda utilizam aplicativos como Whatsapp, entre outros.

A grande qualidade desse serviço é que as operadoras são treinadas e capacitadas para atender as ligações de forma cordial e caso o empresário não possa atender receberá um recado, ou seja, não perderá ligações e estará sempre em contato com o cliente.

Todas as facilidades ofertadas por empresas de coworking visam ajudar no crescimento de micro/pequenos empreendedores e startups.

Com custos menores, se comparado com o valor do aluguel, móveis, equipamentos para apresentações, eletrodomésticos, entre outros.

O coworking se tornou uma ótima opção para quem deseja ter um bom espaço para trabalho e reuniões, um bom atendimento telefônico e um endereço fiscal para abertura de empresa.

Empresas com inscrição estadual podem contratar escritório virtual?

O escritório virtual é a forma que muitos empresários encontram para realizar seu negócio.

O escritório virtual é também de grande ajuda para empresas que precisam de um endereço para fazer o registro de seu negócio e ter acesso a correspondências, recados pelo atendimento telefônico, fazer reuniões de negócios, etc., como também ter a chance de informar endereço comercial ou fiscal.

Sabendo disso você agora pode divulgar sua empresa da forma que achar mais vantajosa com o seu endereço comercial, deixando o endereço fiscal para fazer registro do contrato social, porque a fiscalização pede que toda empresa tenha um endereço de funcionamento para ser usado nos documentos oficiais, como inscrição estadual e municipal e CNPJ.

Portanto, mais uma vez você ganha com o escritório virtual, por que somente ele pode lhe oferecer esse serviço, com a finalidade de minimizar seus custos, e evitar problemas eventuais.

Como reduzir custos com endereço fiscal?

A resposta é muito simples e poderá lhe surpreender. Na verdade, a maneira mais eficaz de reduzir custos com endereço fiscal é investindo em um escritório virtual, por exemplo.

Como a legislação obriga os empreendedores a ter um endereço comprovado, para fins formais e tributários, muitos acabam se vendo pressionados a adquirir um imóvel ou alugar um ponto comercial.

Desta forma, são gerados gastos que poderiam ser utilizados para alavancar a própria empresa em outras áreas de maior carência, por exemplo.

Adotar o modelo de escritório virtual, oferecido por uma empresa coworking, supre a necessidade de se ter um endereço comprovado, com um valor incrivelmente acessivo e inferior às outras opções mencionadas.

Logo, a redução de custos é uma realidade e um ótimo benefício, principalmente para pequenas empresas em início de atuação.

Quem pode usufruir do escritório virtual?

  • Todas as empresas que visam comprovar sua existência física/jurídica aos órgãos públicos;;
  • Empresários que não possuem casa própria ou que querem separar a residência pessoal da comercial;
  • Quem busca minimizar custos fixos;
  • Empresas que querem abrir uma filial em outra cidade sem custo de estrutura física;
  • Profissionais que possuem um emprego fixo e têm outra atividade profissional paralela;
  • Entre muitos outros perfis.

Quais atividades não são permitidas no escritório virtual?

Um fator que impulsiona os empresários a buscar os escritórios virtuais é porque, além de ser um bom negócio e uma forma adequada e econômica de trabalhar, atende a maioria de serviços e atividades. Contudo há exceções, nem todos os empreendimentos podem ter um escritório virtual.  Vejamos:

  • empresas que em sua função requerem contratação de mão-de-obra, não podem se vincular ao escritório virtual, uma vez que o Ministério do Trabalho exige para esse ramo de atividade uma localização condizente com o ramo de atividade;
  • gráficas que, para desenvolver suas atividades, necessitam de espaço físico grande para atender a demanda, como serviço de impressão de material volumosos, como, por exemplo, material de divulgação: banners, cartazes, faixas, pôsteres, entre outros. Além do mais, os tipos de máquinas usados por uma gráfica ocupam muito espaço. No entanto, a administração da gráfica pode sim ocupar o escritório virtual.
  • empresas cujo registro, Inscrição Estadual – IE, comercializem produtos que precisam ser cadastrados no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS. Todavia, se essas empresas tiverem espaço exclusivo no escritório virtual elas podem sim ter um escritório.
  • imobiliárias e construtoras. De acordo com a lei, essas empresas, que comercializam imóveis ou que atuam no ramo de construção e edificação, não podem ter escritório virtual e, sim, salas ou escritórios apropriados para o tipo de negócio que praticam.

Dessa maneira, agora que você sabe que a legislação brasileira é rigorosa, é bom ficar atento no momento de buscar um endereço para sua empresa.

Os escritórios virtuais são sempre ótima escolha, mas apenas se for legalmente apropriado.

Como contratar o escritório virtual?

Com tantas vantagens e benefícios ao empreendedor, você deve estar se questionando como contratar o serviço de endereço fiscal e escritório virtual, não é mesmo?

A boa notícia é que a Legal Space, um espaço coworking dos mais bem localizados de Minas Gerais oferece pacotes de serviços que irão caber com folga em seu orçamento.

Quer saber como contratar? Acesse nosso site de serviços em escritório virtual e escolha o que melhor se adapte às suas necessidades.