logo-legal

O que é coworking?

Definição de coworking

Falar que “coworking” é um grupo de trabalhadores de diferentes setores – autônomos, empresários, freelancers – que compartilham o mesmo espaço físico para trabalhar em seus próprios projetos é uma definição bem simples do conceito “coworking”, uma vez que a ideia vai muito mais além de simplesmente compartilhar um espaço físico para trabalhos.

Os coworkings são projetados para o modelo de negócio do século XXI. Segundo Nerea Guiné, gerente do espaço Co & ARTE, na Espanha, o coworking é um espaço por e para as pessoas, valores que foram perdidos em outros ambientes profissionais.

De acordo com a Legal Space, um coworking não é apenas um espaço de trabalho compartilhado e nem só uma possibilidade de reduzir os custos num mercado tão competitivo. O coworking representa também a transformação das relações de trabalho pela tecnologia e uma nova estrutura econômica pautada pelo equilíbrio entre trabalho e vida.

Para a Legal, coworking significa apostar no compartilhamento de ideias e nas múltiplas possibilidades de parcerias para a sustentabilidade no mercado.  Por um mundo melhor, o coworking visa uma economia mais humana e interligada.

Pode parecer utopia, mas isso não é só uma perspectiva de futuro, é o presente que se transforma em tendência em todo o mundo.

Como explicar o que é coworking?

O portal New Worker publicou um artigo muito interessante sobre as definições de coworking.  A redatora Diana McLaren listou de forma bem-humorada as diferentes definições de coworking para diferentes tipos de pessoas. Confira:

Explicando para um estranho:

“É um lugar para as pessoas trabalharem por conta própria, uma do lado da outra.”

Explicando para os seus filhos:

“O trabalho é uma espécie de escola: pode ser difícil, mas, se você tem bons amigos ao lado e uma rede de descanso, o trabalho pode ficar divertido.”

Explicando para o seu arqui-inimigo:

“Eu trabalho em um lugar com bebidas nas sextas-feiras e um espaço para descanso. Como está aquele seu escritório pequeno?”

Explicando para um empresário:

“É uma chance de ter um lugar para trabalhar como se estivesse em casa, com todas os serviços e funcionalidades de um verdadeiro escritório. Além de ter um ambiente colaborativo que estimula o compartilhamento de ideias e networking”.

Explicando para um freelancer de longa data:

“É um lugar onde trabalhamos com pessoas e conversamos sobre assuntos interessantes, ao invés de trabalhar sozinho e falar com nossos animais de estimação.”

Explicando para uma pessoa que já trabalha a partir de um coworking:

– “É incrivel!”
– “Eu sei!”

Explicando para sua mãe:

“Em vez de acampar em cafés ou estar sozinho em casa, trabalho agora em um ambiente colaborativo, com vários profissionais que me ajudam a desenvolver meus projetos. Confie em mim, é melhor do que um trabalho normal”

Explicando para uma pessoa viciada em café:

“Eu bebo café durante o dia todo. E é gratuito.”

Se você tem uma melhor – ou pior – explicação do que coworking, deixe um comentário! E se você acredita no nesse movimento mundial do coworking, clique aqui!