logo-legal

Um advogado pode trabalhar de forma remota? A Legal Space responde!

Enquanto os grandes escritórios de advocacia se esforçam muito para manter uma rotina minimamente híbrida no dia a dia de seus associados, os advogados que trabalham de forma independente, saem na frente no quesito flexibilidade.

Hoje em dia, com boas ferramentas e conexão com a internet, é possível exercer o trabalho remoto na advocacia, da mesma forma que o realizado presencialmente. E o melhor: sem perder a qualidade.

Ter a comodidade e a liberdade para trabalhar de onde quiser, faz parte da realidade de muitos profissionais da área jurídica, atualmente.

Mas, existem alguns pontos a serem levados em consideração, caso você esteja pensando em adotar o trabalho remoto na advocacia, para que tudo saia como o planejado e você construa a sua autoridade na sua área.

1 – Flexibilidade como peça chave

Para garantir uma operação eficiente, é necessário adotar algumas boas práticas de trabalho remoto e organização na sua rotina.

Afinal, essa grande vantagem de trabalhar de forma flexível, pode se virar contra o profissional, se tornando um motivo de muita procrastinação.

Saber fazer a gestão do seu tempo, é imprescindível para que você consiga concluir suas tarefas, sem ser engolido por atividades que à primeira vista pareçam mais divertidas, como checar as redes sociais, entrar em sites de notícias e outras coisas que podem aparecer para lhe roubar o foco.

2 – Organize seu escritório remoto

O espaço de trabalho precisa estar minimamente organizado e otimizado, para que você perca o menor tempo possível para concluir suas tarefas e não se distraia.

Um ambiente dedicado ao trabalho, com materiais e ferramentas à sua disposição, é o ideal.

Interessante também, colocar na ponta do lápis e incluir nas despesas fixas, os custos com softwares e programas que podem tornar seu trabalho mais rápido e mais automatizado.

Porém, existem perfis de pessoas, que por mais que tentem e organizem, não conseguem se manter produtivas fora de escritórios.

Neste caso, seria interessante pensar em outras possibilidades alternativas ao home office, como os espaços de coworking, por exemplo.

3 – Tenha um Endereço Comercial e Fiscal

Como a profissão de advogado não se enquadra no regime de tributação de MEI, porque serviços advocatícios não constam na relação de atividades permitidas para registro como Microempreendedor Individual, restam as opções de Eireli ou Sociedade Unipessoal de Advocacia, para os advogados empreendedores.

Com isso, o profissional necessita de um endereço para que divulgue seu escritório, emita notas e/ou receba correspondências.

Uma saída com baixo custo e vários benefícios, são os Escritórios Virtuais, que alguns coworkings oferecem, contemplando benefícios e facilidades diversas.

4 – Recebendo seus clientes de forma profissional

Apesar de todo o avanço do sistema jurídico com audiências online e a possibilidade de reuniões feitas de forma remota você, advogado, precisa de um ambiente adequado para receber um cliente seu, quando houver a necessidade.

E neste momento, nada de enviar o endereço da sua residência ou do café da esquina.

O que o seu cliente quer e espera é se sentir seguro em relação à própria privacidade e portanto, convidá-lo à uma reunião de forma mais amadora, pode fazer com que você perca totalmente as chances de conquistar uma causa.

A Legal Space Coworking, por exemplo, oferece salas de reunião com desconto, para os profissionais que já têm planos de Escritório Virtual contratado.

Além disso, os coworkers da Legal Space, contam com atendimento telefônico com um número exclusivo que você pode divulgar, recepção para seus clientes, com ambiente adequado para que aguarde, estacionamento no local, gestão das suas correspondências e muitos outros benefícios.

Cresça na sua área contando com as soluções da Legal Space!

Para crescer nesta área, você não precisa fazer parte de um grande escritório e existe espaço para todas as formas de atuação na área escolhida.

Basta que você se adapte e procure a evolução profissional e também como encontrar o melhor caminho e o que faz mais sentido para você.

Esperamos que este conteúdo contribua para você pensar e repensar os métodos de trabalho seus e da sua equipe. E que, a partir das nossas experiências e soluções, você consiga atuar como advogado home office com eficiência. Seja por meio de um escritório virtual ou em uma rotina flexível.